30/01/2023

O Escritório Executivo de Combate à Lavagem de Dinheiro organiza mesa redonda sobre parceria entre os setores público e privado

30/01/2023

ABU DHABI, 27 de janeiro de 2023 (WAM) — O Escritório Executivo de Combate à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (EO AML/CFT), em parceria com o programa Futuro do Compartilhamento de Informações Financeiras do Royal United Services Institute (RUSI), organizou uma mesa redonda sobre parcerias público-privadas e formas de aumentar a colaboração no combate ao crime financeiro.

Funcionários de comitês de parcerias público-privadas em países parceiros na Europa e Ásia fizeram apresentações virtuais sobre iniciativas de cooperação para enfrentar o crime financeiro, com a participação de membros seniores do Sub-Comitê de Parcerias Público-Privadas dos EAU (PPPSC) e da Unidade de Inteligência Financeira dos EAU (FIU).

Mais de 40 profissionais de conformidade e risco representando instituições financeiras e Empresas e Profissões Não Financeiras Designadas (DNFBPs) sediados nos EAU participaram da mesa redonda.

Os participantes discutiram uma série de questões, incluindo as melhores práticas para o compartilhamento de insight, experiência e lições sobre o desenvolvimento de parcerias público-privadas. Eles também trocaram pontos de vista sobre como os esforços nacionais para combater o crime financeiro podem apoiar e informar melhor os planos de desenvolvimento para o PPPSC dos EAU.

Mohamed Shalo, Presidente do PPPSC dos EAU e Diretor de Comunicações e Parcerias Estratégicas da EO AML/CFT, disse: “O PPPSC dos EAU se tornou uma parte importante da estratégia nacional para combater o crime financeiro. O papel do setor privado é fundamental para ajudar as autoridades a obter percepções mais profundas e melhor compreensão das tipologias criminosas e de como identificar e deter o crime financeiro”. Para aumentar a eficácia nesta área, os EAU estão preparando uma legislação que facilitará o fluxo de informações estratégicas e táticas através do PPPSC. Temos o prazer de fazer uma parceria com o programa Futuro do Compartilhamento de Informações Financeiras do Royal United Services Institute nesta mesa redonda”.

Nick Maxwell, Chefe do programa Futuro do Compartilhamento de Informações Financeiras no Reino Unido, destacou a importância do compartilhamento das melhores práticas. “Os EAU estão empenhados em aprimorar as políticas de apoio à colaboração entre os setores público e privado”. Esta mesa redonda proporcionou uma oportunidade única de compartilhar experiências e insights relevantes de países que criaram iniciativas de colaboração para combater o crime financeiro, ajudando a extrair as últimas lições das práticas internacionais nesta área”, disse ele.

Jess Sommerlad, Chefe de Parcerias Público-Privadas no Centro Nacional de Crimes Econômicos do Reino Unido, compartilhou observações e insights a partir de uma perspectiva internacional. “O Centro Nacional de Crimes Econômicos do Reino Unido tem o prazer de se envolver com os EAU e parceiros nesta valiosa discussão. A parceria público-privada é vital para construir um entendimento coletivo das finanças ilícitas e apoiamos o trabalho da Parceria de Financiamento Ilícito Reino Unido-UAE no desenvolvimento da resposta a esta ameaça que nossos dois países enfrentam”, declarou ela.

Após o sucesso da mesa redonda, o programa EO AML/CFT e Future of Financial Intelligence Sharing concordou em convocar um evento presencial mais tarde, em 2023.

 

NADIA ALLIM.

Fonte: Emirates News Agency – WAM