14/06/2023

Recomendações do GAFI: o que são e quais são as 40 diretrizes?

14/06/2023

Imagem: IPLD

Imagine uma força-tarefa internacional unindo 35 países e 2 organizações regionais e mais de uma centena de instituições e órgãos internacionais de todos as partes do mundo, em uma única missão: Combater a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo de forma efetiva e imparcial. Com esse propósito, em 1989, foi criado o GAFI, Grupo de Ação Financeira Contra a Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo.

O Grupo é uma instituição intergovernamental que se tornou referência na luta contra práticas financeiras ilegais. O órgão estabelece padrões internacionais sobre o assunto e atua constantemente para que os países membros implementem reformas legislativas e regulatórias.

O GAFI conta com a participação de estados influentes entre os países membros, como Estados Unidos, Alemanha, Brasil. Sua abrangência global garante uma abordagem imparcial e objetiva, focada em ações pragmáticas e mudanças concretas.

Além disso, as 40 recomendações emitidas pelo grupo são referências fundamentais para governos e instituições financeiras ao redor do mundo. Antes de prosseguir, não deixe de conferir: As 40 recomendações do GAFI e por que o Brasil deve se empenhar em segui-las 

 

Afinal, o que são as 40 recomendações?

As 40 recomendações do GAFI são um verdadeiro arsenal de diretrizes para fortalecer os sistemas nacionais no Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo. São como um mapa detalhado que oferece aos países membros e instituições financeiras ligadas ao Grupo, orientações claras para enfrentar essas ameaças de forma eficiente e consistente.

Essas recomendações cobrem uma ampla gama de áreas, desde a identificação e verificação de clientes e beneficiários até a construção de pontes de cooperação internacional e a implementação de medidas poderosas contra o terrorismo. Elas não só mostram como criar leis eficientes, regulamentações adequadas e sistemas de supervisão eficazes, mas também promovem uma mentalidade colaborativa entre as nações, incentivando a troca de informações para uma resposta conjunta e poderosa. 

Leia também: Como funcionam as listas do GAFI? 

Vale mencionar que as recomendações são aplicadas em mais de 180 países ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, muitas dessas diretrizes foram internalizadas através de órgãos como BACEN, COAF, CVM, SUSEP e muitas outras organizações que atuam no segmento de PLD-FTP.

Do 1 ao 40: acesse todas as recomendações propostas pelo GAFI aqui

 

Você sabia?

As 40 recomendações do GAFI fazem parte da avaliação da CSA Internacional. Inscreva-se para as próximas provas via contato@ipld.com.br e veja outros assuntos que também são obrigatórios para quem quer ser especialista em PLD-FTP pelo banner abaixo.

 

Referências: 40 recomendações GAFI


Autor: Da Redação