22/12/2023

O Uso de Inteligência Artificial como aliada no Compliance

22/12/2023

Soluções de IA devem ser utilizadas por profissionais de compliance com o intuito de dar mais celeridade a variados processos da área.

*Escrito por Marcelo Erthal, CEO da clickCompliance

Nos últimos anos, o debate sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na sociedade tem se intensificado, ganhando destaque nas redes sociais e na mídia. Sem dúvidas, a visibilidade é relacionada à aplicação da tecnologia no mercado de trabalho e como ela impactará os mais diversos setores daqui para frente. No mundo corporativo, a IA chegou com força, trazendo consigo uma nova forma de operar processos. O mercado financeiro, a área de saúde e os setores de comunicação e marketing são exemplos de segmentos que têm aproveitado – e muito – os benefícios que a ferramenta proporciona.

De fato, soluções de inteligência artificial estão revolucionando empresas de todo o mundo ao aumentar a produtividade dos profissionais, automatizar processos, potencializar resultados e poupar tempo. E o Compliance certamente é uma das áreas que pode se beneficiar dessas vantagens.

Uma análise feita pela consultoria de recursos humanos, Robert Half, sobre o futuro do mercado de trabalho aponta que, embora exista o receio que a IA substitua o trabalho de alguns profissionais, as evidências mostram que haverá uma complementaridade. Enquanto a tecnologia realiza atividades mais operacionais e padronizadas, as pessoas vão desenvolver trabalhos que exigem senso crítico, criatividade e empatia. O estudo elencou, ainda, carreiras que terão destaque diante do cenário de transformação digital, e o Compliance é uma delas.

Soluções de IA já estão mudando o mercado de Compliance

No cenário atual, as soluções baseadas em inteligência artificial estão moldando significativamente o campo do Compliance. Apesar de ser uma área estratégica, os profissionais de Compliance ainda desempenham atividades muito operacionais no dia a dia de trabalho. Por consequência, empresas estão buscando automatizar tais tarefas, visando aumentar a produtividade desses profissionais.

Podemos citar como exemplo      o canal de denúncias, um dos pontos-chave dos programas de integridade, já que facilita a detecção de práticas antiéticas e ilícitas. Ao analisar o mercado, uma tendência observada através de uma pesquisa que realizamos na clickCompliance é que aproximadamente 40% das denúncias chegam incompletas, o que pode prejudicar investigações e a subsequente tomada de medidas necessárias.

Para diminuir essa lacuna, tem-se observado uma tendência no mercado de incorporar funcionalidades baseadas em inteligência artificial em canais de denúncias. Na clickCompliance, por exemplo, integramos o canal ao WhatsApp, utilizando a tecnologia da OpenAI, criadora do ChatGPT. A solução permite interações mais eficientes e esclarecedoras.

Nesse novo modelo, os denunciantes podem reportar práticas irregulares por meio de conversas com chatbots disponíveis 24 horas por dia. Esses sistemas são capazes de distinguir se o relato se enquadra como uma denúncia, proporcionando uma interação mais eficiente e esclarecedora.

Os chatbots também têm a capacidade de identificar informações relevantes ausentes nas denúncias, gerando perguntas contextuais em tempo real para obter relatos mais completos. Com o uso da tecnologia da OpenAI, podemos ampliar o alcance e a acessibilidade do canal de denúncias. Na clickCompliance, por exemplo, adicionamos as funcionalidades da captação de denúncias multiformatos e multilinguagem, ou seja, o canal aceita relatos em diferentes formatos (texto ou áudio) e idiomas. Outro ponto positivo relevante é a possibilidade de anexar mídias, como imagens e vídeos, que podem servir como evidências da denúncia. 

Em termos de segurança e privacidade, outra tendência notável é a possibilidade de relatos anônimos, assegurando a proteção da identidade dos denunciantes. Garantias contratuais com provedores de tecnologia e plataformas de segurança têm sido estabelecidas para proteger a privacidade das informações fornecidas pelos denunciantes. Essas tendências refletem o movimento geral em direção a soluções mais ágeis e eficazes no campo do Compliance.

IA torna compliance mais estratégico

Sem dúvidas, a revolução da IA está impulsionando o Compliance em direção a um futuro mais estratégico, o que é fundamental para a valorização dos profissionais da área. A integração bem-sucedida da IA no Compliance não apenas fortalece a posição das empresas no mercado, mas também as ajuda a cumprir seu compromisso com a conformidade, transparência e responsabilidade.

Caso queira saber mais sobre o canal de denúncias com inteligência artificial, agende uma apresentação guiada com o time da clickCompliance.