Para contribuir com o aprimoramento contínuo dos profissionais desse segmento, tendo como premissas as normas e regulamentações, as demandas, competências, habilidades e o desenvolvimento necessário para atuação nesse setor, o IPLD compilou informações e dicas nesse artigo. O primeiro ponto que o profissional de PLD-FTP precisa entender é que seu trabalho vai além das funções tradicionais de Compliance, pois a atividade contínua de monitoramento preventivo requer conhecimentos técnicos específicos. Esse profissional tem como função garantir que a organização alcance os resultados de forma sustentável, identificando e coibindo condutas oportunistas vinculadas aos crimes de Lavagem de Dinheiro, de Financiamento ao Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição em Massa ou qualquer outra infração penal. Conhecimentos essenciais para o profissional de PLD-FTP Para que o seu trabalho seja eficaz, o profissional de PLD-FTP precisa ter independência e autonomia institucional, além de não estar vinculado, direta ou indiretamente, a nenhuma área de negócios ou de gestão de patrimônio de terceiros. Sua atuação também precisa estar de acordo com as Recomendações do GAFI (Grupo de Ação Financeira Internacional), bem como das demais diretrizes internacionais de organismos como Grupo Egmont, além de seguir as Convenções de Viena, Palermo, Mérida e Regulamentações da ONU (Organização das Nações Unidas), OFAC (Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA) e União Europeia relacionadas à sanções financeiras. No âmbito nacional, é preciso ter profundo conhecimento das legislações e regulamentações de PLD-FTP vigentes, com destaque para: Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001; Lei 12.683/2012, que altera a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, para tornar mais eficiente a persecução penal dos crimes de lavagem de dinheiro; Lei 12.846, de 1 de agosto de 2013; Lei 13.260, de 16 de março de 2016; Lei 13.810, de 8 de março de 2019; Lei 13.974, de 7 de janeiro de 2020. Lei 13.506, de 13 de novembro de 2017 Instrução Normativa RFB nº 1.571/2015 Além das principais regulamentações do BCB, CVM, SUSEP, PREVIC e COAF. O desafio do profissional de PLD-FTP é que sua função extrapola o quesito da fiscalização, do cumprimento das normas e regulamentos e da detecção dos desvios de conformidade, pois, muitas vezes, este profissional se depara com situações de conflitos de interesses que requerem um preparo para lidar com adversidades, sem colocar em risco a imagem e a reputação da instituição. Competências do profissional de PLD-FTP Listamos algumas das competências que o profissional de PLD-FTP deve ter em sua atuação:S Inteligência emocional – para lidar com pressões internas Detalhista – ter atenção aos detalhes para analisar situações consideradas atípicas ou suspeitas Firmeza – ser firme e confiante para expressar suas opiniões que, muitas vezes, podem ser impopulares Equilíbrio – ter um tom equilibrado em seus pareceres e posições, visando não colocar em risco a imagem e a reputação da instituição Senioridade – capacidade de se relacionar com órgãos reguladores, com a alta administração e seus pares Atualização constante – manter-se sempre atualizado em relação às demandas e novas regulamentações da sua área, certificando-se de que os procedimentos estão sendo cumpridos continuamente Principais atribuições do profissional de PLD-FTP Representar a área de PLD-FTP nos processos de aprovação de novos produtos e serviços, avaliando possíveis riscos legais e reputacionais. Conscientizar e promover treinamentos nos processos de ‘Conheça o Seu Cliente’ e os procedimentos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, comunicando toda cadeia de stakeholders sobre as políticas e os procedimentos existentes para a prevenção contra crimes financeiros. Implementar um Comitê de PLD-FTP para avaliar os casos de desvios. Participar de associações de classe e eventos promovidos pelo setor para atualização e troca de experiências. Atualização contínua é essencial para o profissional de PLD-FTP É fundamental que o profissional dessa área esteja constantemente atualizado, não apenas quanto às leis e regulamentos, mas também em relação às melhores práticas nacionais e internacionais de PLD-FTP. A participação em eventos do setor, como congressos, webinars e palestras, é crucial para manter-se atualizado e em contato com autoridades do campo. Buscar uma certificação nacional e internacional que ateste a proficiência nos principais temas e legislações do setor é fundamental. A certificação inclusive é um requisito para atuação em diversas instituições, principalmente, às reguladas por BACEN, CVM, SUSEP e PREVIC, já que valida o conhecimento técnico do profissional e demonstra um compromisso contínuo com as melhores práticas e padrões éticos na área de PLD-FTP A Certificação CSA é um exemplo notável neste contexto. Ela foi desenvolvida por uma comissão de especialistas em PLD-FTP com vasta experiência na área. Por meio dela, o profissional valida a sua expertise em PLD-FTP, tornando-se mais atrativo para empregadores e clientes, o que pode oferecer melhores oportunidades de carreira e uma expansão da sua rede de contatos. Texto originalmente publicado como uma série, compilado e atualizado pela redação do IPLD.