15/10/2024

Experiência profissional em PLD-FTP: desafios e estratégias de uma veterana no mercado 

15/10/2024

No dinâmico cenário financeiro atual, a prevenção à lavagem de dinheiro é essencial para a integridade das instituições. Para explorar mais esse tema, entrevistamos Cristiane Soares, Gerente de Operações de PLD no Itaú Unibanco, que acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de riscos no setor varejista. Nesta conversa, Cristiane compartilha sua trajetória, discute os principais desafios enfrentados pelos profissionais de PLD e apresenta estratégias eficazes para atender as exigências de um mercado em constante evolução. 

IPLD: Ao longo de sua carreira de mais de duas décadas em gestão de riscos e PLD, como você avalia a evolução das práticas de prevenção à lavagem de dinheiro no setor financeiro, e quais mudanças recentes você considera mais significativas para a atuação dos profissionais de PLD? 

Cristiane: Quero começar falando sobre a integração de PLD com práticas de ESG que exigiu que as instituições tivessem sistemas robustos como parte de sua governança corporativa, além de dar maior transparência e ética nos negócios. Essas mudanças refletem a crescente sofisticação tanto das atividades ilícitas quanto das respostas regulatórias e tecnológicas para enfrentá-las.   

Com a implementação de leis de proteção de dados no Brasil (LGPD), houve a recomendação de equilibrar a coleta e o armazenamento de informações sobre clientes com a conformidade às leis de privacidade, criando novos desafios na forma como os dados são gerenciados. Com a regulação das criptomoedas e ativos virtuais, os profissionais de PLD agora precisam lidar com as regulamentações que envolvem a rastreabilidade desse tipo de transações, recentemente adequando aos critérios das novas tipologias como EFX e Bets. O uso de tecnologias de machine learning e IA cresceu, ajudando na identificação de padrões que poderiam indicar atividades ilícitas. Tais padrões direcionam a confecção das regras que apoiam a tomada de decisão.  

Os profissionais de PLD devem ser capazes de interpretar grandes conjuntos de dados e desenvolver estratégias baseadas nessas análises. Processos de verificação de clientes, monitoramento de transações e relatórios automatizados estão reduzindo o trabalho manual. Isso exige que os profissionais de PLD adquiram habilidades em supervisão de sistemas automatizados, para garantir que a automação seja feita com precisão e dentro das regulamentações. Aqui no Itaú consideramos diferencial a aproximação do time de PLD com a área de negócios, agregando valor na tomada de decisão colegiada.  

IPLD: Quais são, na sua opinião, os principais desafios que os profissionais de PLD enfrentam atualmente no mercado financeiro, e como iniciativas como o webinar “Estratégias de Sucesso: O que o Mercado Espera do Profissional de PLD-FTP?” podem auxiliar na superação desses obstáculos? 

Cristiane: Quanto aos desafios podemos citar a Complexidade Regulamentar, com normas em constante evolução, múltiplos reguladores e a necessidade de conformidade com diferentes exigências. Atenção às Tecnologias Criminosas Sofisticadas, por exemplo com o crescimento do uso de criptomoedas, atuação dos influencers e técnicas avançadas de disfarce em operações ilícitas. Capacitação técnica constante com a necessidade de aprender e lidar com novas tecnologias, como IA e automação, além de integrar sistemas. Equilibrar a conformidade e a experiência do cliente. Oferecer sem prejudicar a experiência do cliente e gerenciar o risco reputacional com a proteção da imagem da instituição. 

Um webinar pode ajudar os profissionais de prevenção à lavagem de dinheiro compartilhando informações relevantes, tendências e conceitos, ajudando o público a se aprofundar sobre o assunto através da troca com especialistas com o compartilhamento de boas práticas e estudos de caso. É uma oportunidade para fornecer conteúdo valioso e aprofundado. 

IPLD: Como as constantes mudanças nas normas e regulamentações impactam as operações de PLD no mercado, e quais estratégias você adota para garantir que sua equipe esteja sempre alinhada e preparada para essas exigências? 

Cristiane: Para acompanhar as constantes mudanças, as empresas precisam direcionar esforços para garantir conformidade. A cada atualização regulatória, processos e controles internos devem ser revisados e adaptados. Falhas ou atualizações tardias podem acarretar danos de reputação além de multas regulatórias.  

Para garantir alinhamento e preparação da equipe, as estratégias são: 

  • Comunicação: Promover reuniões frequentes e canais abertos de comunicação, quando necessário integração com outras áreas. 
  • Treinamento contínuo: Apresentar cases para manter a equipe capacitada.  
  • Desenvolver e incentivar o mindset de dados que vai além de coletar e analisar dados. Envolve habilidade de interpretar, comunicar e transformar os insights em informações que possam ser compreendidas e aplicadas pelas equipes para fortalecer a tomada de decisão. 
  • Desenvolver no time a capacidade de implementar ferramentas avançadas de monitoramento, automação, e uso da IA além de soluções para análise de dados. 
  • Promover a prática da cultura organizacional em conformidade e o alinhamento às práticas de PLD. 
  • Incentivar participação em congressos, webinars e workshops oferecidos por órgãos reguladores ou associações profissionais é uma maneira de alinhamento e capacitação. 

Essas estratégias ajudam a equipe a se adaptar às mudanças regulatórias de forma eficiente. 

IPLD: Conhecer as normativas é essencial para um profissional de PLD-FTP. No entanto, como ele pode atestar seu conhecimento nessas regulamentações para mostrar ao mercado que ele está preparado? Existem ferramentas para isso? 

Para um profissional em PLD-FTP  é fundamental manter-se atualizado quanto às regulamentações, normas e melhores práticas de mercado. Certificar-se em uma instituição séria que ateste seu conhecimento poderá diferenciá-lo no mercado. Tais certificações podem comprovar o domínio técnico das regulamentações de PLD. Ao certificar-se o profissional ainda poderá associar-se à instituição, e através da educação continuada manter-se atualizado.  

Participar de treinamentos, webinars e workshops oferecidos por órgãos reguladores ou associações profissionais são também uma forma de se inteirar de novas regulamentações e tendências sobre o assunto. Palestrar ou realizar apresentações em eventos de PLD para compartilhar conhecimentos com outros profissionais é também uma forma de atestar seu conhecimento. 

Conheça a entrevistada 

Cristiane Soares Reis 

Gerente de Operações de PLD no Itaú Unibanco desde 2008, com mais de 20 anos de experiência em gestão de riscos no setor varejista. Sua trajetória inclui passagens por grandes instituições financeiras como Banco Fibra, Citibank e Itaú Unibanco. É mentora em carreira e desenvolvimento humano, tendo liderado uma consultoria de capacitação e treinamento de 2015 a 2017. É graduada em Administração de Empresas e possui especialização em Neurociências pela PUC.