O IPLD foi apoiador do II Compliance Across Americas

Disponibilizado em 10/09/2019

Joaquim Cunha - Vice-presidente do IPLD

 

O II Compliance Across Americas aconteceu em São Paulo, nos dias 05, 06 e 07 de setembro e promoveu a troca de informações e experiências nas áreas de Gestão de Risco, Compliance e Governança.

O IPLD apoiou IV Congresso Integra, que reuniu especialistas dos setores público e privado de todo Brasil, a fim de incentivar a adesão das empresas à cultura da ética e integridade que vem com o Compliance, auxiliando-as a se prepararem para enfrentar os desafios do mercado globalizado.

No segundo dia de Congresso, aconteceu um painel sobre Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Compliance Financeiro. Foi discutido a importância das empresas do setor privado na detecção de situações suspeitas de lavagem de dinheiro e respectiva comunicação à UIF (Unidade de Inteligência Financeira).

Durante o painel, Marcos Vinicius de Carvalho (CVM), falou um pouco sobre financiamento do terrorismo, o programa Conheça seu Cliente e o papel da tecnologia nos processos de PLD. 

Quando o assunto foi regras, procedimentos e controles internos, ele reforçou a primeira recomendação do Gafi: “a governança tem que ser feita por meio da Abordagem Baseada em Risco. Cujos verbos estão claros: eu tenho que identificar, eu tenho que analisar, eu tenho que compreender e mitigar os riscos envolvidos em relação à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.”