27/09/2022 atualizado em : 27/09/2022

Quatro motivos para ser um profissional com certificação

27/09/2022 atualizado em : 27/09/2022

Certificação ajuda tanto o profissional individualmente quanto a rede de agentes ligados à PLD/FTP.

O mercado de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa (PLD/FTP) pode facilmente absorver boa parte do tempo de seus profissionais, ocupados em destrinchar os mais diversos tipos de operações financeiras suspeitas. É possível então que eles nem cogitem dedicar energia a processos longos e exigentes como os que oferecem certificação em práticas de PLD/FTP.

Isso pode não ser um problema à primeira vista, mas tampouco é recomendável. Seja aos profissionais que já acumulam uma atuação significativa em PLD/FTP, seja aos novatos que querem entrar nessa área ou entraram há pouco tempo, ou mesmo a todos que se encaixam de algum modo entre as duas pontas desse espectro, há uma série de vantagens em dedicar tempo, energia e disponibilidade para realizar a prova que garante uma certificação em PLD/FTP. A seguir, reunimos em quatro pontos principais algumas dessas vantagens:


1) Atualização

Qualquer área exige que se acompanhe o desenvolvimento de novas técnicas, novas perspectivas, novas abordagens de desafios tradicionais ou inéditos. Assim como professores devem se manter em dia com as discussões de suas respectivas disciplinas, assim como engenheiros precisam seguir os últimos desdobramentos tecnológicos em seu campo de atuação, também os profissionais de PLD/FTP estão sujeitos à transformação de sua área – mudanças, aliás, aceleradas com o impacto da digitalização, que parece a cada ano alterar radicalmente a paisagem. Moedas digitais, cripto economia , “tokenização” de ativos… Há dez ou quinze anos isso mal era imaginado, e hoje está em toda parte.

As provas de certificação podem ser uma ótima oportunidade de entrar em contato com as mudanças. Afinal, além dos exames propriamente ditos, o processo inclui discussões, fóruns e palestras que apresentam o “estado da arte” de setores de PLD/FTP. O contato com profissionais de outras instituições e segmentos de PLD/FTP também permite desfazer ideias pré-concebidas e já defasadas que, por motivos diversos, persistem inclusive entre gente qualificada.


2) Segmentação

Assim como à necessidade de se manter atualizado, os profissionais de PLD/FTP estão sujeitos à variedade interna de segmentos que exigem sua atuação. Um setor como as operações de câmbio, por exemplo, difere bastante do segmento de obras de arte em relação às análises que deverão ser feitas. Um bom profissional de PLD/FTP saberá adaptar sua metodologia para cada situação, para cada obstáculo, ciente das particularidades de cada segmento, às vezes até se especializando em um ou mais.

Para quem deseja uma visada mais ampla, o processo de certificação pode oferecer um contato precioso com essa variedade interna. Num ambiente e numa discussão controlados, a partir de casos representativos escolhidos por profissionais com experiência, é possível aprimorar estratégias, refinar ferramentas de análise, avaliar até que ponto procedimentos habituais de um setor funcionariam ou não em outro, e também debater soluções difíceis de se experimentar na rotina de trabalho. Mais do que uma prova ou um título, o processo de certificação vale como um fórum qualificado. Uma oportunidade de debate.


3) Rigor na formação

A facilidade de acesso e a variedade de materiais presentes na internet ajudaram, como nunca, o autodidatismo. É claro que o apetite por novidades e pelo aprimoramento de si é decisivo, mas ele também pode ser insuficiente – por mais proativo que seja o profissional, às vezes lhe faltam as condições de avaliar objetivamente o seu aprendizado. É aí que entra a certificação.

Seja no diálogo com outros profissionais submetidos ao mesmo processo de avaliação, seja nos exames elaborados por empresas e institutos especializados em PLD/FTP, pode-se ter uma perspectiva externa e rigorosa quanto à assimilação dos conteúdos. A certificação serve como uma garantia por indicar que o profissional foi bem-sucedido num processo exigente, atualizado, variado e sintonizado com as principais demandas correntes do mercado. Dificilmente alguém alcançaria sozinho o mesmo resultado com a mesma velocidade e eficiência.


4) Reforço às boas práticas na rede de PLD/FTP

Parecem intuitivas as vantagens individuais para o profissional de PLD/FTP buscar uma certificação. Ele diversifica suas possibilidades de atuação, entra em contato com segmentos variados, testa suas soluções, etc. Se já é reconhecido numa determinada empresa mas precisa ou quer partir para outra oportunidade, a certificação serve como selo de qualidade; da mesma forma, um jovem profissional certificado tende a ter uma vantagem na candidatura a um emprego, se comparado a um jovem profissional sem certificação.

Mas os benefícios vão além do nível individual. O processo de certificação também ajuda a rede (o “ecossistema”) de PLD/FTP como um todo. Ele reforça certas práticas e certos valores – colhidos, praticados e atestados por profissionais de destaque – ao pô-los em debate, submetê-los à avaliação e transmiti-los a um número maior de pessoas da área. Um profissional certificado tende a aplicar o conhecimento adquirido no processo de avaliação; a empresa ganha com a melhoria no seu serviço devido à sua capacitação; o Coaf pode ter acesso a informações com melhor apuração e maior qualidade; assim aplica-se melhor o conjunto de recomendações do Gafi. A melhora em um dos pontos reforça a qualidade do circuito como um todo, num processo que se retroalimenta.


Referências

IPLD – Seja um profissional com certificação nacional de PLD-FT

IPLD – O diferencial de uma certificação nacional de PLD-FT

IPLD – Entenda a importância de ser um profissional de PLD-FT certificado

 



Entrevista de Nelson Rodrigues de Oliveira à Redação.